Nilza Mendes – CD
17 Jun 2016 | Romântica

Notícias da Cidade

Seja parceiro da cantora Nilza Mendes em suas composições

Seja parceiro da cantora Nilza Mendes em suas composições

Dicas importantes sobre como compor uma letra de música. Seja MPB, POP, ROMÂNTICA, GOSPEL, FORRÓ, etc…

Sabe qual é um dos maiores defeitos de nós seres humanos? É gastar tempo pensando em agradar o outro. Faça o que vem no seu coração. Aquela velha história de que você tem que anotar as palavras mais pronunciadas no mundo, para formar sua letra nunca funcionou na realidade com exatidão como muitos comentam . E, se você parar um momento e ouvir uma daquelas músicas sertanejas universitárias ou outra na mesma direção de estilo, você irá notar que as palavras AMOR, CORAÇÃO, OUTRO, CAMA, TESÃO, PAIXÃO, MAR, SOLIDÃO E ETECETERE E TAL  estão presentes nessas composições. O que vale realmente é a energia, a emoção do momento presente que você transporta com carinho e direções  gestuais dos seus olhos e rosto que vão falar o verdadeiro sentimento da melodia.

E o refrão? O que é um refrão? Será que estamos falando a mesma língua? Poxa! Como é bom ficar repetindo, repetindo, repetindo uma parte de uma música e nem sequer sabemos do que se trata a música. Nem aprendemos  o resto da música. Afinal, as vezes nem sequer sabemos o resto. O importante é o refrão. SIM, essa parte sim, é bastante importante porque sempre que faço uma música , eu fico me perguntando qual parte vou deixar ser o refrão e no final na maioria das vezes, esqueço do refrão nas minhas composições. SABE POR QUE? É simples. O refrão é mais bem aceito em músicas de estilos carnavalesco, forró nem tanto, e/ou axé . Mas não fique preocupado com esse meu raciocínio. Lembra do comentário logo aí em cima sobre como compor uma música? POIS É! Você pode fazer a sua letra e sua música sem refrão, com refrão, meio refrão, do jeito que na sua cabeça vier. TUDO DÁ CERTO NO FINAL, porque música é amor. E fazer música faz um bem tão grande.

O que fica faltando é a sua música um dia chegar ao ranking de sucesso como muitas e nós sabemos que existem muitas, mas muitas músicas tão lindas como as suas, as nossas e que também estão aguardando agarrar uma oportunidade quando passar perto de nossas composições.

E então ? seguiu o meu raciocínio até aqui?

Okay! , vamos continuar aguardando a sua letra. Aquela carta que você fez num dia triste. Que você fez quando estava apaixonado. Aquela poesia que você escreveu para o seu amor. Aquela letra que você saiu juntando as folhas soltas e anotações em cadernos diferentes e  um dia  formou uma grande poesia sobre a nova forma de viver do ser humano, ou de outro motivo. Talvez um engarrafamento de trânsito, ou um novo amor, uma nova paixão. Tudo vem a tona quando encontramos a pessoa que  poderá  providenciar para nos a felicidade de assistirmos e ouvirmos uma  composição  nossa sendo divulgada pelo mundo. ISSO DÁ UM REFRÃO! É A REPETIÇÃO!

admin

4 de Março de 2017

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *